Bombeiros civis que atuaram na ocorrência do incêndio no Shopping Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, relataram que uma falha no sistema de alarme de incêndio pode ter atrasado o combate às chamas no dia do incidente. O problema teria impedido que o setor de segurança do centro comercial fosse alertado rapidamente sobre a presença de fumaça no subsolo, onde o fogo começou.
Segundo o diretor de operações da brigada de incêndio da empresa terceirizada responsável pelo shopping, a ausência de alarme acionado fez com que os brigadistas tivessem que usar métodos mais lentos de combate ao fogo, como mangueiras, em vez dos extintores que permitiriam uma resposta mais imediata.
A Polícia Civil pretende ouvir os responsáveis pela administração do Shopping Tijuca para apurar as circunstâncias da possível falha no sistema de alarme, que pode ter influenciado diretamente na extensão dos danos. Ao todo, dois funcionários do shopping morreram durante o combate ao incêndio.
Em nota, a administração do Shopping Tijuca afirmou que a brigada atuou de forma rápida e que todas as ações de segurança previstas foram colocadas em prática, incluindo a evacuação de clientes e lojistas.
🔥 Falha em alarme pode ter dificultado combate a incêndio no Shopping Tijuca, dizem brigadistas
By:
Posted in:
