Um navio‑hospital chinês atracado no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, tem gerado questionamentos por parte do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ). A embarcação, identificada como Silk Road Ark, chegou à cidade nesta semana e permanecerá até quinta‑feira (15/01) em visita que, segundo a Embaixada da China, inclui “intercâmbio de conhecimentos, treinamentos conjuntos e atividades culturais”.
O CREMERJ oficiou a Secretaria de Estado de Saúde do Rio para esclarecer se o navio está ofertando atendimento médico à população, quem seria o público atendido, se há autorização formal das autoridades brasileiras e se profissionais estrangeiros estão habilitados para atuar no Brasil conforme as normas do Conselho Federal de Medicina, inclusive em missões humanitárias ou cooperações internacionais.
A associação cobrou resposta em até 72 horas e também encaminhará ofício à Marinha do Brasil — responsável pela fiscalização de embarcações estrangeiras em portos nacionais — para obter mais informações sobre a presença e as atividades da embarcação.
A Secretaria de Saúde do Estado informou que, durante a estadia no Rio, “não está e nem haverá atendimento médico no navio”, e que a visita tem caráter diplomático e de intercâmbio técnico.
🚢 Navio‑hospital chinês no Rio de Janeiro vira alvo de questionamentos do CREMERJ
By:
Posted in:
