🚢 Navio‑hospital chinês no Rio de Janeiro vira alvo de questionamentos do CREMERJ

Um navio‑hospital chinês atracado no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, tem gerado questionamentos por parte do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ). A embarcação, identificada como Silk Road Ark, chegou à cidade nesta semana e permanecerá até quinta‑feira (15/01) em visita que, segundo a Embaixada da China, inclui “intercâmbio de conhecimentos, treinamentos conjuntos e atividades culturais”.
O CREMERJ oficiou a Secretaria de Estado de Saúde do Rio para esclarecer se o navio está ofertando atendimento médico à população, quem seria o público atendido, se há autorização formal das autoridades brasileiras e se profissionais estrangeiros estão habilitados para atuar no Brasil conforme as normas do Conselho Federal de Medicina, inclusive em missões humanitárias ou cooperações internacionais.
A associação cobrou resposta em até 72 horas e também encaminhará ofício à Marinha do Brasil — responsável pela fiscalização de embarcações estrangeiras em portos nacionais — para obter mais informações sobre a presença e as atividades da embarcação.
A Secretaria de Saúde do Estado informou que, durante a estadia no Rio, “não está e nem haverá atendimento médico no navio”, e que a visita tem caráter diplomático e de intercâmbio técnico.

By:

Posted in:


Deixe um comentário